segunda-feira, 5 de novembro de 2007

DESCUBRA SUA MISSÃO E MANTENHA O FOCO.

P. Finalmente consegui: trabalho no que gosto, saio na balada com minhas amigas. Só não consigo entender porque, na hora de conquistar um homem para chamar de meu, sempre aparece um mulherão que é “mais mais” – mais gostosa, mais esperta, mais desinibida. A concorrência está difícil! Como eu faço para atrair a cara metade? Roseane W. Jurity, São Paulo

R. Roseane, sua dúvida é mais do que justa – afinal, por que existem pessoas que parecem atrair todos os olhares e outras que, apesar de extraordinárias, ainda buscam seu parceiro? A resposta é uma só: foco. É assim que agem as empresas de sucesso. Confira aqui alguns segredinhos básicos que os gerentes de marketing escondem a sete chaves.

Na velocidade do tempo

Sabe o que aconteceu quando surgiram os automóveis? Os fabricantes de carruagens se reuniram e chegaram a uma conclusão: esta tal história de carro era uma bobagem. Quando os carros dominaram as praças, decidiram partir para o ataque. Era tarde. As carruagens estão nos museus e apenas os fabricantes que se reinventaram sobrevivem: descobriram que as carruagens podem dar lucro, se não competirem com os carros. Hoje, na Europa, duas fábricas ganham milhões fornecendo para a indústria do turismo e parques. Ou seja: é necessário sempre se reinventar. Quem fica parado está fora do mercado e não consegue o que deseja.

Isto significa ter mil faces e ser uma “metamorfose ambulante”?
Claro que não. As empresas têm o que chamam sua missão, seus valores – isto só muda lentamente. O que se modifica é a forma como elas se colocam. Carruagens e carros possuem a mesma missão: transportar pessoas. Só que fazem isto de uma forma diferente. Qual é a melhor? Depende. O melhor não é absoluto. O melhor é algo que atende ao que o mercado precisa, inovando. Não adianta dizer: -Eu sou assim mesmo e não mudo! Empresas assim desaparem. Portanto, o melhor é ser como as ondas, que vão e vêm, abraçam o que querem, mas mantem sua identidade: água. O importante é saber o público-alvo (o gato do pedaço) deseja. Descobrir o que irá surpreendê-lo e como superar suas expectativas. Não é o que gente quer oferecer, mas sim o que o OUTRO deseja, sem, no entanto, abrir mão daquilo que se é. Difícil? Um pouco, mas se dentre milhares de marcas que atendem as mesmas necessidades, algumas conseguem se diferenciar, por que não nós?

A ESTRATÉGIA

1. Definir o que se é - que é muito diferente de ter! O que é ser feliz? Do que se pode abrir mão?
2. Descubrir o que público-alvo deseja. Para isso, é fundamental sair da rotina, tentar pensar como o outro. Ler uma revista masculina. Fazer uma aula experimental – e gratuita! – de degustação de vinhos. Arriscar-se para experimentar novos pontos-de-vista.
3. Ajustar a forma como se apresenta a missão com o que seu público deseja -este o pulo do gato das empresas. Isto pode significar a mudança de pequenos elementos – no cartão de visitas, um item no guarda-roupa, um ajuste no vocabulário.
4. Manter sempre em mente este tripé: o que se é, o que o outro quer, realizar a ligação entre os dois pontos.

5. Pronto! Hora de livrar-se da imagem "carroça" e assumir a personalidade Fórmula 1, deixando a concorrência para trás.


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