quinta-feira, 8 de novembro de 2007

MUITA INFORMAÇÃO GERA CONFUSÃO

P. Eu ando muito esquecida. Hoje mesmo tinha que fazer uma gravação e logo em seguida ir pra uma reunião e passar o equipamento para minha colega de trabalho. Peguei o metrô e, quando cheguei, percebi: tinha deixado o equipamento em casa... Deu a maior confusão! O que eu faço? Bibimove

R: Bibi, a questão da memória é fundamental para as empresas. É tão importante, que existe um prêmio cobiçadíssimo – o Top of Mind – em reconhecimento às marcas mais lembradas. Um teste simples comprova. :Ao pedir para alguem lembrar marcas de pasta de dentes, a Kolynos quase sempre aparece! Detalhe: faz 10 anos que já não é mais vendida. Marcas sempre lembradas também valem muito: a da Coca-Cola, por exemplo, está avaliada em mais de 60 bilhões de dólares. Para chegar lá – ou seja, lembrar de tudo, existem várias estratégias que dão ótimo resultado.

ESCOLHENDO PRIORIDADES
Por que as pessoas não lembram de TODAS as marcas? Ora, porque o cérebro tem um limite para lembrar, rapidamente, alguns itens por categoria. O resto é descartado. Com a quantidade de informações hoje, o processo de seleção é difícil. Para contornar esta barreira, conquistando um lugar ao sol no cérebro de cada um, as empresas investem em quatro pontos, que podem ser identificados pela sigla TEOR – Tempo, Emoção, Organização e Repetição.

TEMPO
É o que explica porque o horário nobre, à noite, é mais caro. Não é só por causa da audiência. É porque logo depois dele, a maioria das pessoas vai dormir. E o que isso tem a ver com a memória? É durante o sono que a memória de curto prazo é transferida para a memória de longo prazo, ou seja, as marcas vistas um pouco antes de você dormir vão permanecer mais tempo na lembrança.

EMOÇÃO
As chances de lembrar de uma marca – ou qualquer coisa! – associada com algo que temos na memória e que se conecta com várias sensações são bem maiores, É por isso que as empresas não vendem somente aquilo que o produto faz. A Coca-Cola não mata só a sede, mas é associada a juventude, lazer, amizade...

ORGANIZAÇÃO
Marcas que não conseguem se destacar geralmente cometem um erro fatal: se super-estimam. É aquele gerente que diz: “Não preciso fazer nada, meu produto é bom, confio na minha equipe!” As vencedoras se organizam e dão “pistas” para serem sempre lembradas – usam redundâncias, comerciais, brindes e malas-diretas para atingir o público em vários locais.

REPETIÇÃO
E, por fim, a famigerada repetição, que muitas vezes chega a ser enjotiva – mas funciona! É um dos pilares da propaganda moderna, mas sua história fica para outro post.

A ESTRATÉGIA

1. Utilizar o horário nobre (antes de dormir) para listar tudo que precisa ser feito no dia seguinte.
2. Na lista, associar cada item com uma emoção.
3. Ler a lista várias vezes.
4.Colocar um post-it na porta de saída, com todos os detalhes fundamentais. Aliás, pessoas que tendem a voltar quando já estão na rua para conferir se fecharam portas e janelas, podem usar esta mesma dica: um papel em que se vai checando cada item.
5. Detalhe fundamental: não basta lembrar. É preciso fazer!

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