R.: Infelizmente, este sujeitinho folgado tem tudo a ver com propaganda. Deve ter feito um MBA expresso em publicidade e marketing! É que meus coleguinhas são experts em detectar nossas fragilidades para nos fazer comprar e consumir cada vez mais. O único jeito de se defender disto é descobrir COMO nosso íntimo fica tão transparente para os outros!
Para descobrir o que a gente pensa, quer, o que nos motiva e atrai, as empresas realizam pesquisas qualitativas, geralmente entrevistas em profundidade ou discussões-de-grupo, utilizando abordagens da psicologia, testes de projeção, salas com espelho falso e tudo que a invenção humana bolou para desvendar os mistérios da alma. Depois, usam isso para colocar no design de produtos (e não conseguimos resistir!) ou nos apelos publicitários. Confira alguns destes “atratores”, que, aliás, são exatamente aqueles que os homens muitas vezes empregam...
Mesmo que inconscientemente, comprar gera culpa. Por que comprei isto e não aquilo? Por que comprei tal coisa para mim, ou para o fulano, em detrimento de outras prioridades? Culpa, culpa, minha máxima culpa. Bem, diz a propaganda, não se sinta culpada pelo que fez ou deixou de fazer! Este produto, este serviço, ou seja lá o que for, é necessário, tem a aprovação de todos, é bacana e, portanto, você também é bacana!
Sentir-se integrada a um grupo, a sensação de “pertença” (ora, não é justamente isto que está carimbado na testa de cada adolescente?) nos acompanha até a morte... Ser diferente quer dizer fazer parte de um grupo – o grupo dos diferentes! Para pertencer a um núcleo, abrimos mão de muita coisa: mudamos hábitos de alimentação, roupas, comportamentos (faça a sua lista). Mas estamos seguras: somos amadas! Pertencemos ao grupo. Infelizmente, os homens sabem disto.
Sim, outro grande motivador é a necessidade de segurança. É por isso que dentre os sonhos mais desejados dos brasileiros estão a casa própria (segurança de ter onde morar) e passar em um concurso público (segurança do emprego). A propaganda coloca imagens que transmitem segurança: é a vovozinha, os ambientes nostálgicos, enfim, tudo que remete a um passado mais tranqüilo e sem stress. O mau caráter também tem sua aura de segurança: ele consegue sair-se bem em todas! Tenho uma amiga que se envolveu com um gigolô! Sério... Universitária (aliás, publicitária), graduada e tudo mais. A história fica para outra, inclusive, como foi que nós descobrimos...
A ESTRATÉGIA
1. Menos, menos, menos. Sim, quem alardeia demais, geralmente tem pouco conteúdo. As pessoas mais bacanas que conheci eram as mais humildes. As mais “gargantas” eram as complicadas.
2. Consistência e coerência. Confira se há integridade nas ações e na fala. Nos amigos e na família. Impossível ser o “certinho do pedaço” e conviver com gente que é machista, fala mal das mulheres e conta aquelas piadas que a gente quer morrer...
3. Olhe para dentro. É, olhe para dentro de si! Doidinha para mergulhar num bolo de chocolate por que o chefe deu uma bronca? Não resiste a uma compra depois de brigar com o amado? Sinal de alerta! Você está virando presa fácil para os marketólogos de plantão... E para os pulhas do bar da esquina.
2 comentários:
É por isso que detesto perfis: "sou amiga, compnaheira, caridosa, detesto mentira"... arri égua... a criatura é uma cobra isso sim
Eu não só fico doidinha p mergulhar no bolo de chocolate, coomo MERGULHO DE CABEÇA!! e olha q não precisa nem o chefe brigar!!!srssrs
Beijocas
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