sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Currículo, a sua propaganda

P.: Ok, da minha lista de promessas, a que vai ter mais impacto se eu realizar é conseguir um trabalho bacana (leia-se: que pague melhor). O problema é o currículo... Como dá para fazer um mais legal? Marialva, Itajaí.
R.:
O currículo É uma peça de propaganda (assim como os cartões de visitas). Ele esta “vendendo” o que você faz – e quem você é. Ou seja: quando se constrói um currículo, é preciso pensar em que irá ler este currículo. Portanto, esqueça ter um material “pau para toda obra”...

TIPOS & TIPOS
O currículo deve ser criativo? Mas o que é “criativo”? O que é bom gosto? Há um tempo atrás, montei um currículo para uma fonoaudióloga com formação na Alemanha. O problema é que existe uma concorrência grande nesta área. Então, dei a seguinte idéia para ela: especializar-se em atender empresários, que utilizam muito a voz e precisam desenvolver suas competências na área da comunicação oral. Criei um nome fantasia para o serviço, que ela passava a oferecer, agregando os vários cursos que ela tinha realizado: Biovoice, que encabeçava o currículo. Ela passou a atender tanto no consultório, quanto dentro das empresas. Coloquei o nome em inglês justamente para atrair o empresariado. Deu super certo, tanto, que ela me recomendou uma outra amiga, para eu fazer um outro currículo. Só que, ao conversar com ela, descobri que o currículo era para concorrer a um cargo de professora. Ora, aí, não tem o que inventar, existe um padrão que é adotado pelas instituições. No Brasil, é o Currículo Lattes. Portanto, é importante verificar se a empresa ou instituição na qual você se candidatará já não possui seu próprio padrão.

DETALHES IMPORTANTES
Feito isto, é hora de se organizar. É importante analisar friamente os pontos fortes e fracos de seu currículo, para tomar medidas corretivas, ou seja, melhorá-lo com o passar do tempo. Fazer um up grade. É engraçado que quanto MENOS a pessoa tem para colocar, MAIS ela ocupa espaço. Pessoal altamente qualificado consegue sintetizar seu currículo em não mais que duas páginas. Já quem está começando, às vezes entrega currículos com 5, 6, até 8 páginas, portfolios com dezenas de peças... Isso é que é enrolar, o resto é brincadeira. Foco no que se quer, mostrar resultados, eliminar o supérfluo – isto conta pontos.

JORNALISTA
Aqui, um exemplo de um currículo que preparei para a minha amiga Carla. Ele me enviou o material “a seco”, ou seja, os dados e nada mais, um currículo no formato tradicional.
Mas, neste caso, como jornalista, ela poderia mostrar sua criatividade e formação na montagem do próprio currículo. Optei por montar no formato de “news letter”, ou seja, um material que a mídia utiliza muito para enviar e receber notícias. Isso já destacava o conhecimento dela na área. Também inclui fotos (que usualmente fazem parte em news letters) porque, neste caso, interessava mostrar que ela também atuava em televisão, como repórter. Confira o resultado ao lado. Tenho outros exemplos (um, do meu próprio currículo – sim, também fiquei desempregada!) e de pessoas que estão começando, ou seja, que não possuem tanto assim para colocar no papel. Fica para outro post!

A ESTRATÉGIA
1. Verifique o estilo da empresa e da pessoa que irá ler o currículo.
2. Seja criativo, mas com objetividade.
3. “Enfeitar” não é o mesmo que “mentir”. Coloque o que fez de fato.
4. Mostre o currículo para outra pessoa, que poderá apontar eventuais problemas. Melhor os amigos fazerem isto do que o futuro empregador, não é?
5. Procure incorporar um diferencial no seu currículo. Se não tem, corra atrás!

7 comentários:

MissBFashion disse...

Olá!
Obrigada pela visita!
O Scrapbook está virando febre aqui no Brasil, mas o melhor é que é uma arte desestressante.
Feliz 2008 para você também!
Sara.

O Inconsciente disse...

Muito boa suas dicas.
Obrigada :)

Taty simplesmente disse...

Olá.....obrigada por visitar meu blog....não tenho muito a contar...Feliz 2.008 pra você, PAZ, AMOR...muita luz.....

Lilian Ignacio disse...

Oieee!!
Vim agradecer a visitinha no meu bloguinho, viu?? Voltarei aqui sempre, pois adorei seu cantinho!
Ahhhh, amei as dicas!!
Beijão!!

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Feliz Ano NOvo!! Atrasadíssimo eu sei srs, mas só agora estou entrando em órbita. Vou ler os posts que perdi e de pois comento mais.

Biejocas

Anônimo disse...

Hoje lembrei de vc, acharam as obras do Masp, bon ne?! Feliz 2008!

Scliar disse...

hehehe, anonimo: Pois então! Estou super curisosa para saber como foi a invetigação, mas eles não falaram! Esta sob sigilo. Acho que os filmes que eles olharam ajudou, não é? kkkkk
Abraços, ethel