R: Este é o problema de qualquer empresa ou propaganda: como fazer para o cliente lembrar de mim? Como fazer para que ele opte por ficar com esta ou aquela marca, e não outra? E mais: depois que o cliente opta, como fidelizá-lo, ou seja, fazer com que ele retorne e lembre sempre que somos os tais?
Tem empresa que só se preocupa em conquistar novos clientes: oferece do bom e do melhor, descontos, brindes, mimos e afagos... Agora, aqueles que estão lá, firmes e fortes... Coitados! Ninguém os escuta. Esta situação do “já ganhou” pode levar a empresa a ficar em maré mansa – e o cliente irritado acaba abandonando-a por outra mais atenta. Com certeza você já deve ter vivido situações assim, cada vez mais comuns na telefonia, TV a cabo e sistema bancário, para falar só de alguns setores. Os clientes assinantes são assassinados e ignorados! Portanto, é preciso investir um pouco nesta relação cliente-empresa. No caso, nas relações afetivas.
Em propaganda, a gente sempre ataca em duas frentes: uma, é relembrar constantemente aquilo que o produto é ou faz, ou seja, porque ele foi escolhido. A outra, é dar um tratamento diferente para esta informação, porque senão, quem está vendo o comercial passa rapidinho por cima... Precisa ter um equilíbrio entre a novidade – que dá aquela balançada e chama atenção, tirando a pessoa da sua mesmice e fazendo ela lembrar: – Opa! Isto é bacana! E subliminarmente, induzir –Claro, você já sabia, é isto mesmo... Muitas vezes, a mensagem tem que ser motivadora, mas direta – ou quem está do outro lado não entende nada! Ruídos de comunicação.
NÃO ESPANTE O FREGUÊS
Portanto, não é para espantar, mas também não elimine o que é essencial para fazer a diferença. E vale a pena insistir: a repetição é uma das chaves da propaganda. Nós sabemos: por mais lindas que sejam as pernas femininas, concorrer com as pernas futebolísticas é páreo duro! Chega a ser concorrência desleal. Mas lembre-se que até os líderes acabam desbancados: - mire-se no exemplo do Corinthians. Seu dia chegará.
1. Relembre os pequenos detalhes que foram utilizados para conquistar esta pessoa.
2. Faça um up grade nestas abordagens, para despertar a curiosidade e criar uma zona de incerteza.
3. Mude códigos, linguagem e abordagens, se não estiver tendo sucesso.
4. Não desista! O mantra da propaganda é “continuidade”.
7 comentários:
oieee
Obrigada pela sua visita!
Feliz 2008 prá vc também, tudo di bom!!!
E como foi seu Natal e Reveillon??
beijoooooooooo
Angela
Gostei muito do post "Trair e coçar"..concordo plenamente com a estratégia 4.
Beijos
ethel, tudo de bom pra vc e pra esse blog que é bem legal mesmo, muito interessante. e aí, pronta pra ser vovó na ponte aérea internacional?bju
Entao nesse caso a soluca seria vá ao futebol com ele e faca ele??? desisto da propaganda
Oi pessoal! O ano aqui começou a mil... Obirgada pela visita de todos! É que esta época é o tempo de fazer projetos. O problema é que fazemos "trocentos" mil projetos para sair um - quando sai! Mas de resto, foi lindo,com fogos, calor e tudo que tem direito no Brasil, viu ângela?
Lilian, que bom que você gostou do post! O problema é que quando a gente fica magoada, a tentação é sair atirando pedras ish...
Ju, e o apê, como está? Curtindo muiiito? Pois então, agora vou ser OBRIGADA a descobrir um jeito de ganhar dinheiro... Parece que a ponte aerea Floripa-Montreal é ligeriamente mais cara que Rio-Sampa. E ainda não inventaram o teletransporte!
Ciçaaaaaa!!! Desiste não! Você leva o "mór" jeito para publicitária! Depois explico mais..
Beijões zilhões para todas. Scliar
Scliar: fazer a diferença...essa é a grande sacada do bem viver!
Fiquei feliz em te conhecer...trocaremos muitas idéias através dos nossos blogs.
Obrigada pelo carinho n meu Cotidiano.
Bjins
Concordo plenamente. O que tem de empresa que nos conquista e depois nos esquece... ai ai... Ë de matar!
Beijocas
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