R.: Está certo, Jayla: é difícil, mas não impossível. Afinal, todo dia tem novos produtos no mercado, serviços que começam e são mais simples, sem uma história de referências por trás. Há sempre uma primeira vez: um primeiro namorado que se conquista, um primeiro emprego. Como estas empresas fazem para alcançar seus objetivos? Que estratégias usam, quando há pouco para dizer?
Muita gente coloca no currículo uma montanha de informações desnecessárias, utiliza espaço 2, letras garrafais. É o caso de tanta informação desnecessária sobre o produto, querer agradar a tudo e a todos: não se conquista ninguém. Outro dia destes, estava na casa de um parente, que está com câncer. No caso dele, um dos efeitos colaterais da químio é a perda de peso. Aí, veio um amigo, para oferecer um composto alimentar. Com seu papo de vendedor, teceu loas e boas sobre o produto, que engordava, era ótimo, etc. e tal. Eu, para quebrar o gelo, interrompi: -Ah, deste produto eu quero distância! Estou precisando emagrecer... Ele, imediatamente, virou-se e atacou: -Emagrecer? Ah, mas também é ótimo para quem quer perder o peso e...
Não sei como não caí na risada na hora! Portanto, foque no que de fato quer.
As pessoas fazem muitas coisas na vida, mas é importante, no currículo, que estas diferentes ações fiquem em um mesmo pano de fundo, não pareçam um “destrambelho” total: em propaganda, destacamos as qualidades que têm algo em comum, que não “brigam” entre si. Utilize palavras-chaves importantes para que quem está lendo. Hoje, em recursos humanos, a moda é competências, habilidades, pró-atividade, ser especialista E generalista (se é que isto é possível!).
Quem não tem muita estrada, pode agregar um testemunhal, alguém que “assine em baixo”. Isto é super utilizado em propaganda. Uma coisa é eu falar bem de mim mesma, outra, muito diferente, as pessoas comentarem positivamente a meu respeito. Vale quando a gente quer conhecer alguém (não é bom quando um amigo ou amiga nos apresenta, nos valorizando, ou quando alguém recomenda nosso blog?), vale para emprego, vale para produtos. Pode ver como tem propaganda usando testemunhal (falsos e verdadeiros!). No caso de currículo, claro, tem que ser verdadeiro.
Se já têm no título “Cursos”, não precisa a cada item repetir: curso disto, curso daquilo... Também não precisa dar a ficha corrida da sua vida: RG, CPF, pai, mãe, avós, nome do periquito e do papagaio. Se for necessário, a empresa vai pedir. O negócio é passar na primeira etapa. Ou por acaso você já viu alguma propaganda que começa com a bula do remédio ou com a tabela de ingredientes? Tem que fazer o fulaninho pegar o produto. Depois, ele vai ver o resto. Ou seja: não subestime o seu público.
PS: E se alguém souber de alguma coisa para ela... Favor entrar em contato!
A ESTRATÉGIA
2. Destaque os pontos fortes, com coerência.
3. Não encha lingüiça, mas também não precisa ser “seco”.
4. Mostre seus diferenciais e os benefícios que pode oferecer.
5. Controle o retorno e vá aprimorando o material.
8 comentários:
Interessante ! Acho que tenho que mudar o meu pois ele eh bem parceido com o jeitao do antes :)
bjs e um otimo dia !
Lys
heheh Lys, manda aí o seu cv, para eu fazer um layout novo, depois você vê se aprova! no seu caso, dá para ter dois, né? Um mais acadêmico, claro, mas também podia ter outro para divulgação científica, alguma coisa assim, em revistas, sei lá... Tudo depende dos objetivos! Bzus, ethel
PS: depois dou um retorno destes cvs que eu montei...
Oi Scliar!
Estou retribuindo a visita!
O seu comentário foi muito rico. Deixaste informações preciosas.
Obrigada!
Um abraço e parabéns por esse blog.
Vou visitar o outro com mais tempo. Adoro rir, mas sem pressa.
Beijos
Olá, olá!
Obrigado pela visita e quando postei fiquei a saber que para vocês, brasileiros, constipação tem outro significado. Afinal a danada serviu para alguma coisa!
até breve!!!
Gatona... estou no meio de um intervalo de uma reuniao que vai durar o dia inteiro mas ao ler seu comentario no clube do livro nao podia esperar para vir aqui e dizer o quanto estou feliz por voce ter se interessado em ser a autora de quarta.
Sim sim sim !!!! Nao tenha duvida de que voce eh muito, mas muito bem vinda.
Nao posso escrever mais para voce agora, mas a noite ja te mando os emails com as regras e explicando qaundo sera sua publicacao e escolha de tema.
Estou muito feliz mesmo... agora tenho que ir !
bjs
Lys
Oi, Tania! Que bom que as dicas foram proveitosas! Volte sempre!
Mary:hehehe E descobriu o que significa "constipação" em português brasileiro? Eu também não sabia que tinha outro significado emportuguês de Portugal! Aliás, tenho uma listinha de palavras muito engraçadas, sob o título: Falamos a mesma língua? se quiseres, mando para você!
Lyz: Eba!!!! Fico aguardando o e-mail!
Olá!!
Obrigada pela visita, volte sempre que quiser "viajar na maionese"! rsrs... Mas, se também quiser uma viagem mais "normal", depois vá ao meu blog de turismo: http://www.viaggiomondo.blogspot.com
Bem, vamos falar agora do seu blog! Que bacana, adorei!! Sou muito fã de marketing também e ainda hei de fazer uma pós na área. Sou formada em Turismo e tenho um MBA em Gestão de Empresas, mas a minha paixão mesmo é o MKT!!
Sobre o post dos currículos, eu já ví coisas inacreditáveis por aí!! Gente que não tem o menor senso e acaba colocando até os filmes que já viu na vida... Eu sempre preferí currículo sucinto, limpo, claro... até para a pessoa ter interesse em ler e principalmente, telefonar para uma entrevista... Mas acho que os brasileiros estão ficando assim, principalmente agora com o quadro do Max Gheringer no Fantástico...
Bem, é isso! Bjos pra vc e muito prazer em conhecê-la! :)
Fê (world soul)- Ah,vou visitar seu outro blog, sim...Agora, se vocÊ gosta de mkt e é formada em turismo, com mba em gestão, tem um campo ENORME para atuar juntando estas três áreas. Seja sempre bem vinda aqui!
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