terça-feira, 4 de março de 2008

Encontro inesquecivel

P.: Nos primeiros encontros, nunca sei como me comportar para ser inesquecível. O que eu faço, para não espantar o dito cujo? Às vezes, tenho ataque de risos, de nervoso! Mexo com as mãos, derrubo tudo… É para beijar? Transar? Pagar metade da conta? O que se fala? Laura, Portobelo
R.: O primeiro contato é sempre complicado. Queremos conquistar e ser conquistados, queremos deixar a concorrência comendo poeira e dizer para a torcida do contra, sempre de plantão: -Olha só! Consegui!
Mas como?

Diálogo de surdos mudos
As revistas femininas dão um conselho: não fale nada! Escute, porque as pessoas gostam de falar de si mesma… Então, deixe ele falar sobre suas conquistas. Você fica conhecendo o dito cujo e ele vai achar você o máximo.
Engraçado. As revistas MASCULINAS dão exatamente o mesmo conselho: não fale nada, deixe ela falar de si mesma, mulheres adoram falar de si. Ela vai achar o máximo, e você ficará conhecendo a fulana melhor…
Já imagino a cena, se a dupla seguir o conselho: um olhando para a cara do outro, mudos: -Fale de você… -Não, não, estou aqui para escutar você!

Segundo Ato
Se as empresas seguissem estes conselhos, jamais conquistariam algum cliente! Imagina eu, consultora, dizer para o gerente de marketing: fique ali, quietinho, esperando que o freguês venha procurá-lo para falar sobre si mesmo. Tava mortinha da silva. Vamos, então, pular este primeiro ato e partir direto para o segundo. O que se deseja, é um epílogo feliz, certo? Para isso, é importante descobrir, por vias indiretas e antes do primeiro contato, o perfil deste ser em potencial (que chamamos prospect). Como? Pesquisando. Santo oráculo Google! Comunidades, currículos, amigos… A pessoa é totalmente desconectada? Tudo bem. Amigos, família, o bairro onde mora. O estilo de roupa. A idade – sim, embora em uma mesma geração existam muitos grupos diferentes, um certo parâmetro cultural serve como referência. Tudo isto são pistas para a personalidade – basta saber ler tais indicadores. Encontro às cegas? Aprimore mais ainda a leitura imediata de sinais – e tente não projetar o que deseja no outro. Dá para acreditar que tem empresa que diz que o público é que está errado? Pois tem. Não caia nessa.

Em campo!
Depois de fazer a “lição de casa” é hora de se expor um pouco. Vale, de novo, o que se faz em marketing: eu tenho que mostrar o produto ou serviço, criando pontos de contato com o perfil do meu público, para despertar seu interesse. Não é questão de mentir, mas de colocar em destaque algo que servirá para criar um fluxo de comunicação. Música, esportes, livros, cinema, atualidades: é por aí que se vai caminhando em direção ao coração. Simples? Nem tanto. Se fosse, ninguém ficava perdido nos primeiros encontros, nem haveria lojas às moscas.

Gostinho de quero mais
Outro truquezinho é deixar um uma isca para o retorno. Tem gente que quando você pergunta: -Como vai?, responde desfiando a vida inteira! Os noveleiros de plantão conhecem bem a técnica para criar expectativa. As promoções de milhagem e pontos também funcionam assim. Para ganhar mais, você retorna e retorna e retorna novamente. Então, são aquelas frases soltas ao acaso: -Ah, tal disco? Ou, - Tal livro? Um tempero exótico – enfim, algo que se promete trazer no próximo encontro.

Resta controlar a ansiedade, e não ficar parada ao lado do telefone, horas infindáveis esperando que ele toque. Mas isto já é uma outra questão!

A Estratégia
1. Descubra o que puder sobre a pessoa. Não é invadir o espaço privado: é mostrar interesse!
2. Respeite a individualidade de cada um, sem projetar sua própria personalidade.
3. Exponha-se para criar pontes de ligação.
4. Evite querer falar tudo e mostrar tudo de uma vez só. Dê tempo ao tempo.

9 comentários:

Ciça Donner disse...

Mana faz assim, quando tu souberes como eu faco tudo isso me avisa tá??? Égua... essa uma parece que tá a fim de me torrar hoje!

Cade a bb?

Depois dos 25, mas antes do 40! disse...

Amo, amo cada post seu! Mas nem sempre conseguimos colocar tudo em prática, né? Como faço para fazer pergunta??? Coloco aqui?
Sobre a palestra q vc eprguntou lá no blog, dá uma olhada lá que vai entender, tá?

Beijocas

universodesconexo disse...

Que otimo Scliar ! Imagino a cena se ambos seguirem o conselho das revistas :) Ninguem fala nada a noite inteirinha nao eh ?

Acho que a estrategia numero 4 eh a melhor ! Mas todas sao muito bacanas. Bons conselhos :)

bjs
Lys

Scliar disse...

Ciça: to achando mesmo é que tu não precisa fazer nada disto... Já tens até fã club! Fala sério! Mas como fazer de tudo um pouco... boa pergunta para um post, não?

Depois dos 25: para perguntar, basta mandar para o e-mail que tá ai do lado: womarketing@hotmail.com
Pode colocar nos comentarios também, se quiser. Pode escrever o texto do tamanho que quiser, depois eu dou uma cortadinha para ficar mais curtinho, melhor plara ler no computador. Se quiser, tambem mudo nome (tem gente que não gosta de aparecer, tambem depende da pergunta...). É só pedir1 Fique a vontade e manda ver!
PS: Sobre ocmo colocar tudo em prática, muita genta tá perguntando -veja o que a Ciça falou - e vou responder! Ou tentar!

Lys: Agora, que dá uma tentação de falar tudo, lá isto dá! É quase um tique nervoso! Em propaganda é o mesmo: o cliente quer mostrar tudo, mas TUDO MESMO, que o produto ou serviço tem de bom. Acaba sendo tanto informação, que ninguém dá conta...

Nina disse...

Ai, será que eu to no blog certo? to até confusa com tanta coisa que tive que fazer hoje. Bom, se vc é a super simpática Ethel, então é com vc mesmo. Obrigada pela dicas Ethel, já entrei na lista da Lys, que tbm é uma fofa e respondeu rapidinho, quando eu olhei o blog, lá estava eu na listinha. Olha, achei a idéia muito legal, to espalhando pra todos que conheço. Acho que esse tema é super relavante. E no dia 08 vou procurar ler o que todo mundo escreveu. Gostei tbm do seu blog, inteligente. Assim que eu gosto. Sabia que fico super orgulhosa por ver mulheres tão fortes, corajosas, cheias de garra e com muito o que contar???!!
Amei o dia de hoje, pude conhecer pessoas muito interessantes.
Um beijo pra todos

Liz / Falando de tudo! disse...

Nossa uma verdadeira liçao de relacionamento! Eu sempre fui muito natural e deixava sempre rolar de acordo com as vontades, aora tô casada, mas ainda uso umas tecnicas pra deixar meu casamento com gostinho de quero mais...clic
Também crie um blog so de fotos pessoas, querendo da uma olhada:
www.falandodefotos.blogspot.com

Meire disse...

Viemos aqui para lembrar voce que amanha eh dia de nossa coletiva pela
valorizacao da mulher brasileira ! Ja contamos com cerca de 200
pessoas que assim como voce abracaram com carinho essa linda campanha
pelas mulheres. Amanha eh dia de luta na blogosfera e contamos com seu
apoio.

Se ainda esta sem ideias para seu post, busque inspiracao em nossos
blogs pois la voce encontrara varias ideias de abordagem. Se ainda nao
for suficiente nos escreva que podemos lhe ajudar sem duvida.

Um forte abraco e amanha fique certo que nos e mais um monte de
pessoas estaremos aqui para ler o que voce tem para nos contar !

Meire - http://meiroca.com/2008/02/05/pela-vlorizacao-da-mulher-brasileira/
Lys - http://universodesconexo.wordpress.com/coletiva-pelas-mulheres/

Du disse...

Como se tornar inesquecível? Mais um dilema entre os sexos! Gostei das respostas!

Chuvinha disse...

Gostei das estrategias...hehehe assim nao corremos o risco do silencio sepulcral...